www.audicoelum.mus.br

 

Arte sacra no Audi Coelum

 

A maioria dos cartazes e flyers de nossa divulgação é idealizada pelo próprio Audi Coelum a partir de pinturas, iluminuras, vitrais etc.

 

cartaz da I Série de Concertos

O nosso cabeçalho, o marcador de livros e todo o material da 'I Série de Concertos' é ilustrado com partes da obra Il Paradiso che accoglie l’Assunta (também conhecido como 'Concerto degli Angeli') do pintor e escultor italiano Gaudenzio Ferrari (c.1475-1546). Esta grandiosa representação de músicos celestes, com cinqüenta e seis instrumentos diferentes, encontra-se na cúpula do Santuário Santa Maria dos Milagres, em Saronno, Itália.

 

O pintor Tiziano Vecellio (1488-1576) estudou com Bellini e estabilizou-se na República de Veneza. Foi um dos maiores artistas do renascimento, tanto na arte religiosa como na mitológica e nos retratos. Na divulgação do concerto do Audi Coelum utilizamos um fragmento da sua obra Assunta (Assunção da Virgem, 6,90 x 3,60 m) que se encontra na Igreja Santa Maria Gloriosa dei Frari, em Veneza, mesma igreja onde está enterrado o compositor Claudio Monteverdi.

A coleção do MASP (Museu de Arte de São Paulo) possui uma pintura de Tiziano: o retrato do cardeal Cristoforo Madruzzo.

 

Tiziano: Assunção da Virgem

 

 

No nosso programa sobre mestres-de-capela da capela papal encontramos o famoso detalhe da Criação de Adão, de Michelangelo Buonarroti (1475-1564), escultor, arquiteto, pintor e poeta. Michelangelo fez os afrescos do teto da Capela Sistina, assim como o 'Juízo Final', altar da mesma capela no Vaticano.

 

 

 

Para os dois concertos sobre o Natal em 2004 escolhemos A Virgem e o menino, do pintor barroco italiano Carlo Maratta (1625-1713).

cartaz dezembro 2004

 

 

Um detalhe de A Santa Ceia de Giotto di Bondone (1266-1337) aparece no programa 'Eucaristia'. Giotto era um pastor de ovelhas e foi descoberto por Cimabue. Foi precursor do renascimento, testando a perspectiva e o realismo. Seus afrescos decoram várias Igrejas na Itália, principalmente em Florença, Assis e Pádua, onde esta obra se encontra.

 

 

cartaz do programa 'Eucaristia' - Maio de 2005

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa sobre Idade Média foi bem trabalhoso, tanto musicalmente como para a execução da arte final. Uma iluminura medieval (letra capitular) de uma partitura de canto-chão foi 'colada' sobre uma folha pautada, em branco, do manuscrito Scivias sive Visiones ac revelationes de Hildegard von Bingen (1098-1179) que se encontra na Universidade de Oxford. Do próprio manuscrito foram retiradas as letras, compondo a fonte usada no flyer.

 

 

 

 

 

 

A II Série de Concertos 'Salmos' rendeu homenagem à Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, onde encontramos o belo vitral (da Casa Conrado) ao lado do coro alto, com a representação do Rei Davi.

 

cartaz - Salmos

 

 

 

O flyer do último concerto de 2006 foi construído a partir da obra A Virgem com Anjos do pintor francês William-Adolphe Bouguereau (1825-1905), aluno da Escola de Belas Artes de Paris e famoso pelo realismo romântico.

 

Audi Coelum na Basílica do Carmo

 

 

 

 

Em 2007, o programa 'O Barroco Jesuíta' mostrou o detalhe do altar-mór da Igreja 'Il 'Gesù' (Roma), com o emblema IHS - representação (em alfabeto latino) das três primeiras letras do nome Jesus em grego: ΙΗΣΟΥΣ. A arquitetura e a ambientação do 'Il Gesù' inspiraram o movimento estético barroco.

 

 

'Il 'Gesù' (Roma)

 

'Il 'Gesù' (Roma)'Il 'Gesù' (Roma)

 

flyer de 'O Barroco Jesuíta' - IHS / Audi Coelum

 

 

 

 

O evangelista São Marcos (do escultor flamengo Josse de Corte, detalhe do altar-mór da Igreja de Santa Maria della Salute, Veneza) destaca-se no programa 'Passion nach dem Evangelisten Markus' do compositor alemão R. Keiser, apresentado na samana santa de 2008. Ao fundo, ampliado, o leão aos pés de Marcos, símbolo do evangelista. A cor escolhida foi o roxo, cor da quaresma, (tempo litúrgico da Igreja Católica) que representa a dor e a penitência.

 

Josse de Corte: São Marcoscartaz do programa Paixão segundo São Marcos - Keiser

 

 

 

A arte para as Lamentações do Profeta Jeremias foi realizada a partir de uma foto do Muro das Lamentações. No texto bíblico das Lamentações, o profeta revela o sofrimento decorrente da destruição de Jerusalém (por Nabucodonosor, em 587 a.C), apontando a confiança na misericórdia divina.

 

 

 

 

Fotos também foram a base para o cartaz e os concertos da Messe de Requiem de André Campra.

 

 

Durante a projeção simultânea da tradução vários slides reproduziam esculturas fotografadas no Cemitério da Consolação em São Paulo.

 

 

 

Para o natal de 2009, com o programa In nativitate Domini, escolhemos Repouso no Egito, do pintor flamengo Antoon van Dyck.

 

 

 

O concerto dos 400 anos do Vespro della Beata Vergine de Claudio Monteverdi traz uma pintura de Rafael: A Virgem com Tobias, Arcanjo Rafael e São Jerônimo, obra exposta no Museu do Prado, em Madri.